Início          Blog          LGPD e a Ouvidoria Online
  17 de janeiro de 2022

LGPD e a Ouvidoria Online

A LGPD é a sigla para “LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS”, está foi criada em 2018, pela Federação Brasileira, depois da questão de privacidade virtual entrar em pauta mundialmente.

Já é realidade, embora diminuta, a existências do mundo digital; em “mundo” a referencia é exatamente sobre o universo físico, sendo transferido para as plataformas online, onde tudo percorre rapidamente.

A comunidade digital é tão complexa que precisaria de livros inteiros para explica-la, porém é possível resumir superficialmente o porquê essa lei é tão importante e junto disto o motivo de sua criação.

Quando estamos conversando com alguém, nossos gestos físicos, muitas vezes involuntários, dizem ao companheiro de diálogo o que achamos do assunto, se temos hábitos sobre ele, como gostaríamos de trata-lo e coisas do tipo. O mesmo acontece quando usamos o mundo virtual, mas ao invés de gestos físicos, deixamos muito mais explicito não somente nossos hábitos e costumes sobre um assunto, mas sim, sobre nossa vida e intimidade geral.

Como é possível? Com o uso de logaritmos computacionais que recolhem os dados de acesso sobre o que você pesquisou na web. Desde receita de bolo até números de telefones ou cadastros relevantes. Nada sai da rede.

Mas calma, não é por isso que você vai parar de usar a internet (ainda, se possível!). Esses dados são cruzados todos para traçar seu perfil de usuário/consumidor, como na sessão com psicóloga, onde ela te recomenda os tratamentos de acordo com o perfil que você demonstra. Dessa maneira é possível direcionar até você o que realmente combina com o que você procura e gosta.

As questões levantadas sobre isso foram, até onde podem usar informação tão relevante para induzir o consumo? Como ficam as fakenews com acesso a esses dados?  E como se proteger de Hackers que usam esses dados para golpes e extorsões?

Por isso, surgiu a LGPD, para impor que as plataformas web, garantissem a privacidade dos dados, que um usuário deixa ao acessar o site.

Agora, por que uma Ouvidoria precisa atender a LGPD?

 Desde a obrigatoriedade das Ouvidorias Digitais, passou a valer à proteção dos dados de acesso as plataformas do mesmo modo que qualquer outra. Uma vez que em ambiente web, tudo é registrado e perfilado.

Atender essa exigência legal, ajuda ao cidadão ter mais segurança sobre seu direito de acesso à informação. Para que isso seja realidade, deve-se atentar ao armazenamento dos dados.

Quando a Ouvidoria digital é fornecida por terceiros, empresas de softwares especializadas,  é preciso que estejam de acordo com os requisitos da Lei, sendo assim, o acesso aos dados, não podem ficar em posse da empresa terceirizada. Uma forma de saber essa informação é verificando o tipo de armazenamento usado. Dê preferência aos sistemas em Nuvem.

Esse sistema ajuda na capacidade de armazenamento e na segurança dos dados com backups certificados, aumentando a confiabilidade. Também pode ser acessado de maneira remota com a segurança de um servidor preparado. Fazer a escolha de Ouvidoria digital é uma atividade que exige todo o cuidado possível.



PESQUISA
CONHEÇA G2CANAL,
GESTÃO DE OUVIDORIA Nº 1.

A melhor e mais fácil plataforma de ouvidoria integrada com aplicativos móveis.

AGENDE UMA DEMONSTRAÇÃO