Início          Blog          A Prefeitura do Amanhã
  17 de janeiro de 2022

A Prefeitura do Amanhã

O Brasil possui 5.570 municípios/prefeituras. Sendo um país considerado emergente e subdesenvolvido, nota-se crescer a vontade da nação de mudar o cenário. Como na constituição de 1988; ”[…] o poder emana do povo”, vendo a vontade da população de mudar o cenário, a federação brasileira se movimenta para aumentar a interação da população com os setores/poderes públicos.

Exigindo por Lei a implantação das Ouvidorias nos municípios, desde 2017. Agora em 2021, após notar-se a importância da tecnologia para acelerar processamentos e até se proteger da pandemia do novo corona vírus, o governo lança nova Lei (LEI N°14.129,de 29 de Março de 2021) integrada as leis já existentes de Ouvidoria pública, Acesso a informação e Proteção Geral de dados. Essa Lei estipula que órgãos públicos como Câmaras e Prefeituras, tenham suas ouvidorias em formato digital. Uma inovação que coloca o Brasil dentre os sete primeiros países com a mais alta maturidade em Governo Digital, no mundo.

Por sua vez, os municípios correm para se adequarem ao processo, uma vez que o Tribunal de Contas dos Estados responsáveis já cobram por essa movimentação.

Ainda não fora divulgado dados estatísticos sobre a adequação dos municípios, porém já se pode notar grande procura por empresas especializadas, com maior intensidade, nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina.

Um exemplo de cidade que já se adequou, é o município de Chapecó, no estado Gaúcho, usando de aplicativo móvel (“Chapecó Digital”) e plataforma web, a prefeitura já soma mais de 5.000 downloads no App versão Android, em poucos meses de lançamento. Em uma reportagem pela Secretaria de Comunicação da cidade, o Diretor Geral de Modernização, Clodoaldo diz:

“É uma ferramenta muito mais barata e com mais serviços disponíveis. Outra vantagem é a desburocratização do processo. Antes o cidadão passava a demanda para o ONB Digital, que a repassava para os setores responsáveis dentro da prefeitura. Agora as demandas vão direto. A troca de lâmpada, que é mais de 40% das demandas, vai direto para um resolvedor na Secretaria da Infraestrutura. Com isso a tendência é que o serviço fique mais ágil”

A empresa citada por Clodoaldo era a contratada para fazer a Ouvidoria do município antes, após a redução dos orçamentos nos cofres públicos, foi essencial medir as necessidades da população com essa nova realidade. Ainda como está escrito na reportagem, a ferramenta ”[…] vai permitir também melhorar a gestão, observando onde tem mais demanda, onde é necessário ampliar o serviço ou fazer ajustes.”.

A empresa escolhida para a inovação em Chapecó tem ainda mais prefeituras com casos de sucesso em sua implantação, como a prefeitura de Pará de Minas, em Minas Gerais, onde é usado para também auxiliar a Secretaria da Saúde no município: […] O sistema facilita o cadastro no próprio aplicativo para as pessoas se vacinarem. Isso ajuda o cidadão e até mesmo a equipe da Secretaria Municipal de Saúde”, Prefeito Elias Diniz, em reportagem a Secretária de Comunicação do Município.

Há outras prefeituras e câmaras dentre os estados brasileiros,que aderiram a empresa que Chapecó tanto elogia, fazendo valer a realidade financeira vivida por todos no Brasil; A G2MOBILE, tem a proposta de trazer inovação sem burocratização, acelerando o processo de integração entre o cidadão e os gestores, responsáveis pela ascensão de uma nação com vontade de crescer.



PESQUISA
CONHEÇA G2CANAL,
GESTÃO DE OUVIDORIA Nº 1.

A melhor e mais fácil plataforma de ouvidoria integrada com aplicativos móveis.

AGENDE UMA DEMONSTRAÇÃO